Câmara realizou Fórum de Segurança e Soberania Alimentar

Câmara realizou Fórum de Segurança e Soberania Alimentar

O primeiro Fórum Permanente de Segurança e Soberania Alimentar deste ano foi realizado nesta quinta-feira, 07 de abril.

O autor da Resolução que institui o programa dentro do legislativo é o vereador Mauricio Gasparini (União Brasil), que conduziu o evento em parceria com o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciano Botelho Lima.

Representando a Secretaria de Assistência Social, o secretário adjunto Marcos Guerra, que compôs a mesa.

Um dos objetivos do Fórum é articular áreas do Governo Municipal e de organizações da sociedade civil para implementação de ações que visam promover a segurança alimentar e nutricional, bem como propor e coordenar campanhas de conscientização.

Durante o evento, os participantes deliberaram que serão realizadas reuniões bimestrais, sempre às segundas quarta-feira do mês.

Em consenso foi aprovado que a próxima reunião será debatida a questão das hortas comunitárias e a poda urbana. Para isso serão convidados a participar a Secretaria da Infraestrutura, especialmente a Coordenadoria de Limpeza Urbana, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), além de pessoas com experiência neste assunto.

O segundo assunto da pauta, obesidade infantil, será discutido na próxima segunda reunião, e para isso será requerido à Secretaria da Educação um parecer a situação da lei municipal vigente que trata sobre o assunto.

“Este fórum tem por finalidade incentivar a conexão dos segmentos e setores públicos, privados de pesquisas, 3º setor, população, movimentos sociais e lideranças comunitárias, como também setores patronais e de trabalhadores, organizações nacionais e internacionais neste tema. Tendo como principal objetivo formular e debater sobre políticas públicas, planos, programas e ações, com vista em assegurar o direito humano à alimentação adequada, garantindo a todos o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade em quantidade suficiente sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais” finalizou Maurício Gasparini.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)